Subscribe to Subscribe to 's comments

Fluxo de Caixa

Posted by Guilherme Garcia. Comment (0).

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta muito importante na Administração Financeira. Através dele o Administrador pode ter uma visão geral das receitas e pagamentos da organização em curto, médio e longo prazos.

Pelo Fluxo de Caixa pode-se antecipar uma situação de saldo negativo, podendo agir para evitar que isso se concretize.

Para que ele funcione efetivamente, é necessário que todas as informações de receitas e pagamentos estejam corretas e atualizadas, caso contrário, o Fluxo de Caixa pode passar uma previsão errada da situação financeira da organização.

Dica: Para manter a organização trabalhando “no azul” durante o mês, passe as datas de recebimentos para o começo do mês e os pagamentos para o fim do mês.

O Fluxo de Caixa é muito utilizado como base para tomada de decisões. As organizações geralmente usam um sistema informatizado para inserir os dados e gerar os relatórios, mas também é muito usado o Excel, software da Microsoft para o gerenciamento de planilhas eletrônicas, principalmente em organizações de pequeno porte. O Fluxo de Caixa é necessário, mesmo que seja feito à moda antiga, no papel, cadernos, livros caixa, etc.

Abaixo está uma ilustração de um Fluxo de Caixa gerado no Excel com algumas contas fictícias:

Autor: Adm. Guilherme Garcia – CRASP: 112.429

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>